Você conhece ou já fez uma histeroscopia? Nesse exame examinamos a parte interna do útero e do canal endocervical com um instrumento chamado histeroscópio. Ele é introduzido pela vagina através do colo do útero.
Esse aparelho possui uma câmera acoplada, que filma e transmite as imagens para um monitor. A histeroscopia pode ser:
👉🏽Diagnóstica: a missão é apenas investigar o que está acontecendo por meio da coleta de imagens do útero, do canal cervical e da vagina. Se necessário, nesse mesmo momento podem ser realizadas biópsias. O exame causa pouco desconforto à mulher, mas, para garantir a comodidade das pacientes, pode ser realizado sob sedação quando há indicação médica.
👉🏽Cirúrgica: ajuda a realizar procedimentos terapêuticos para corrigir algum problema. Requer anestesia que pode ser geral ou raquianestesia para evitar desconfortos. É segura, rápida e altamente eficaz contra diversas doenças, como alguns tipos de miomas e pólipos endometriais e endocervicais, além de ser útil para a retirada do DIU quando não se visualiza mais o fio, também para tratamento de malformações uterinas como septo uterino ou para ablação endometrial, procedimento usado para diminuir sangramentos em excesso.
Drª Érika Sampaio Ladeira
Ginecologista e Obstetra RQE 7888
Mastologista RQE 7887