A endometriose é uma condição em que o tecido semelhante ao endométrio, que normalmente reveste o útero e é descartado durante o ciclo menstrual, cresce fora do útero. Embora afete de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 49 anos), o diagnóstico da endometriose geralmente é atrasado em média sete anos após o surgimento dos primeiros sintomas.
Vários fatores contribuem para esse diagnóstico tardio, incluindo a falta de informação, casos assintomáticos, sintomas que se confundem com outras condições ginecológicas, urológicas e gastrointestinais, a normalização da cólica menstrual, o uso de contraceptivos orais que podem mascarar os sinais da doença e aliviar a dor temporariamente sem resolver o problema subjacente, e exames de imagem realizados por profissionais não especializados que podem não detectar a doença.
A endometriose pode ter início ainda na adolescência e o sinal de alerta acontece quando a cólica é incapacitante, ou seja, se estiver impedindo a mulher de realizar suas atividades rotineiras. Sentir dor não é normal.
Dr. José Tadeu Coimbra Sampaio
Ginecologista e Obstetra RQE 3393
Mastologista RQE 4989
Drª Érika Sampaio Ladeira
Ginecologista e Obstetra RQE 7888
Mastologista RQE 7887