Março lilás: mês de conscientização e combate ao câncer do colo do útero

O câncer de colo de útero é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres em todo o mundo. É causado principalmente pelo papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível. No entanto, é uma doença prevenível através de medidas eficazes, principalmente a vacinação contra o HPV e exames de detecção precoce, como o exame de Papanicolau (conhecido como exame preventivo).

A vacinação é recomendada para meninas antes do início da atividade sexual, enquanto o exame de Papanicolau deve ser realizado regularmente após o início da vida sexual ativa, pois pode detectar alterações precoces nas células cervicais que podem levar ao câncer. O Ministério da Saúde recomenda iniciar aos 25 anos até os 64 anos.

Com esforços contínuos de prevenção e conscientização, podemos trabalhar para reduzir a incidência do câncer de colo de útero e proteger a saúde das mulheres em todo o mundo.

Dr. José Tadeu Coimbra Sampaio
Ginecologista e Obstetra RQE 3393
Mastologista RQE 4989

Drª Érika Sampaio Ladeira
Ginecologista e Obstetra RQE 7888
Mastologista RQE 7887

Tags:

Câncer do colo do útero

Sobre Nós

A Clínica Pró Mulher atua desde 1989, nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia e Ultrassonografia com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes o melhor atendimento, diagnósticos precisos e tratamentos de excelência em um ambiente acolhedor.
Todos os profissionais são especialistas, com título nas suas áreas. Buscamos sempre aprimoramento da equipe e novas tecnologias.

Redes Sociais