Também conhecido como prolapso vaginal, pois afeta mais comumente pacientes do sexo feminino, ou também “prolapso da bexiga”, o prolapso genital é uma condição médica na qual os músculos pélvicos perdem a capacidade de sustentar os órgãos localizados na área.
Assim, à medida que a doença progride, órgãos como útero, bexiga, uretra e reto acabam descolando e podem até escapar pela vagina ou ânus.
Em geral, o prolapso genital pode ser designado de acordo com qual órgão é mais severamente afetado. Por exemplo, a retocele é quando o reto é o órgão mais afetado pela musculatura pélvica enfraquecida, enquanto a cistocele é onde fica a bexiga.
As causas são variadas, mas uma das principais é a gravidez, sendo que o prolapso genital pode acontecer depois de várias gestações ou até mesmo depois de um parto que acontece por meio do canal vaginal. Alterações hormonais e obesidade também podem causar o prolapso genital. Conforme a idade avança e especialmente após os 60 anos, pacientes do sexo feminino também podem apresentar o prolapso genital.
Dr. José Tadeu Coimbra Sampaio
Ginecologista e Obstetra RQE 3393
Mastologista RQE 4989
Drª Érika Sampaio Ladeira
Ginecologista e Obstetra RQE 7888
Mastologista RQE 7887